Procurar na página


Contacto

Quinta da Barca
Vila Marim
5040-461 Mesão Frio
GPS:
41º 09' 35,20'' N
7º 51' 11,51'' W

969 425 300
961 542 440

E-mail: helena1960@gmail.com

A Quinta da Barca

16-04-2012 18:37

Como uma varanda para o rio que beija os seus pés, a Quinta da Barca tem já uma história secular para contar. Desde 1897, pelas mãos de Manuel Pereira Alves, que a Quinta da Barca produz verdadeiros tesouros durienses e que a trouxeram para os dias de hoje como uma das Quintas referência da Região Demarcada do Douro.

Localizada em plena Porta do Douro, no Concelho de Mesão Frio, com uma vista privilegiada para o Rio que é D’Ouro, aqui são produzidos verdadeiros néctares da Região Demarcada, aquela que Marquês de Pombal, em 1756, quis que fosse a primeira Região Demarcada do Mundo.

Em 1995, a história da Quinta moderniza-se. Pelas mãos dos seus actuais proprietários, toda a vinha foi restruturada, e assim começa uma nova era para a Barca, que é Quinta, mas que também é Mãe de Vinhos de Excelência.

Em 2005 é apresentado o primeiro vinho. Depois de muito “suor, sangue e lágrimas” a Quinta da Barca lança o Busto. Desde logo, se percebeu que uma nova história tinha iniciado.

Com o Deus Grego – Baco – a ilustrar o seu primeiro rótulo, o Vinho Busto foi conquistando mercado, sendo, nos dias de hoje, um vinho apreciado por todo o País. O Busto Tinto traz consigo aromas da Touriga Franca, da Tinta Roriz e da Touriga Nacional, castas que apenas compõem os melhores vinhos da Região Demarcada do Douro. O Busto Branco traz a leveza das castas Viosinho, Malvasia Fina, Arinto e Côdega do Larinho que, de igual forma, produzem todos os anos Brancos de extrema qualidade.

Em 2011, a Quinta da Barca vê reconhecido o seu trabalho ao conquistar a Medalha de Prata, no Concurso Internacional de Vinhos, Espirituosos e Azeites, em Sevilha, Espanha, com o Busto Tinto Reserva 2008. Abriram-se assim as portas ao mercado externo… hoje, a China, os países da lusofonia, e a Europa, estão desejosos de apreciar estes vinhos, que coabitam de olhos postos no Douro, criando assim a simbiose perfeita entre a vinha, o vinho, o rio e a tranquilidade da Região Demarcada do Douro.

 

   Versão em PDF